Ministério da Justiça investiga a Coca-Cola

laerte-codonho-dolly-e1606415838743

Ministério da Justiça investiga a Coca-Cola

BRASILIA. A Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da justiça, abriu processo administrativo contra a Coca-Cola e uma de suas engarrafadoras a Spal. As empresas são acusadas de tentar prejudicar concorrentes as assinarem contratos com cláusulas de exclusividade com fornecedores.

   “Se não existem indícios de que a Coca-Cola tenha diretamente, praticado tais infrações, há fortes indícios de que tenha, indiretamente, pelo menos permitido e estimulado a adoção dessas confutas”, diz o Departamento de Proteção e Defesa Econômica, da secretaria.

  As denúncias foram feitas no fim de 2003 pela Ragi Refrigerantes, que fabrica a marca Dolly. A Ragi apresentou como indício conversas entre seus presidentes, Laerte Codonho, e o ex-funcionário da Spal Luiz Eduardo Capistrano. Nos diálogos, Capistrano admitia pressões da Coca-Cola para que fornecedores suspendessem o atendimento à Ragi.

 A Coca-Cola vai aguardar a notificação e prestar os esclarecimentos necessários. A empresa afirmou que a Ragi tenta uma campanha difamatória. Se provada a inflação, a multa pode chegar a 30% do faturamento da Coca-Cola e da Spal no ano anterior ao da ocorrência.

fonte O Globo

Bitnami